Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista de Arqueología Histórica Argentina y Latinoamericana (RDAHAYL) é uma publicação científica semestral, publicada e editada atualmente pela Asociación de Arqueólogos Profesionales de la República Argentina (AAPRA). A RDAHAYL recebe artigos, notas, ensaios e resenhas originais e inéditas em espanhol ou em português, versados em arqueologia histórica ou áreas afins, nomeadamente a história ou a antropologia histórica e etnohistórica da região latino-americana. Os artigos e as notas se submeterão a consideração pelo Comitê Editor, quem avaliará a sua pertinência e qualidade, sendo depois remetidas aos avaliadores/revisores externos sob a modalidade de duplo cego. As resenhas serão avaliadas apenas pelo comité editor.
A revista nasceu no ano 2007 com o intuito de preencher a falta de publicações especializadas na região, a qual contrastava com o crescimento da área ao longo da década de 2000. Desde 2014, a sua edição é unicamente digital, facilitando a democratização do acesso à produção científica.
Todas as contribuições devem se adequar às normas editoriais vigentes. O recebimento de textos se realizará só através do portal da revista
Política de acesso aberto
As publicações da Revista de Arqueología Histórica Argentina y Latinoamericana (RDAHAYL) se realizarão num regime de acesso aberto em formato eletrônico. Após o envio do artigo, os autores devem aceitar estas condições.
A RDAHAYL aplica a Licença Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional) aos artigos publicados na sua plataforma. O autor deve manter o copyright do artigo, garantindo o controle sobre a integridade do trabalho e o direito a ser reconhecido e citado. Porém, em virtude desta licença de acesso aberto, o autor aceita que qualquer pessoa possa reutilizar o seu artigo de maneira parcial ou total para copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo sempre que o autor e a fonte original estejam corretamente citados. Isto facilita a liberdade de reutilização e, também, assegura que o conteúdo possa ser extraído sem interromper a difusão científica
As opiniões expressas pelos autores não refletem necessariamente a posição do editor da publicação
Todas as nossas publicações são preservadas digitalmente a longo prazo dentro do projeto PKP Preservation Network (PKP PN).
Processo editorial
Todas as contribuições se sujeitarão a uma revisão por parte do Comitê Editorial. Para os artigos e ensaios, estes serão avaliados com o sistema de revisão por pares (duplo cego). No processo de seleção de revisores se priorizarão revisores externos à instituição editora sendo, pelo menos um deles, estrangeiro. A revisão se baseará na avaliação de diversos critérios formais de apresentação dos textos, assim como do seu conteúdo acadêmico.
Uma vez recebidas às avaliações, o Comitê Editorial revisará as devoluções dos revisores assim como as suas sugestões a respeito dos requerimentos de forma a que o manuscrito seja publicado. Após a consideração da pertinência e relevância dos comentários se comunicará aos autores a decisão editorial. Nesta instância, a decisão editorial pode ser:
- Aceitação sem modificações.
- Aceitação com modificações que não impliquem reavaliação
- Aceitação com modificações que impliquem reavaliação
- Rejeição
Caso sejam recebidas avaliações favoráveis, os trabalhos serão remetidos novamente aos autores para que estes efetuem as correções ou modificações requeridas. Quando realizadas, os autores deverão remeter o manuscrito corrigido junto de uma carta de submissão dirigida ao Comitê Editorial onde se especifiquem todas as alterações realizadas.
Se os ditames discreparem, o Comitê Editorial revisará os argumentos fornecidos pelos avaliadores e resolverá submeter o manuscrito à revisão de um terceiro avaliador.
Decidida a aceitação do manuscrito pelo Comitê Editorial, este passará à fase de diagramação editorial se tornando impossível a sua retirada por parte dos autores.
O processo de arbitragem pode levar entre 3 e 6 meses a partir do recebimento do item. Uma vez aceito para publicação, pode levar de 6 a 12 meses.
Declaração de privacidade
Nomes e endereços de e-mail introduzidos na revista se usarão apenas para fins nela estabelecidos se comprometendo o Comitê Editorial ao não fornecimento a terceiros ou outros fins.
Entidade de Publicação
O RDAHAYL é uma publicação do Asociación de Arqueólogos Profesionales de la República Argentina
Florida 835, 2do piso, of. 202 E. (C1005AAP) Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina