Código de ética
A Revista de Arqueología Histórica Argentina y Latinoamericana (RDAHAYL) é uma publicação avaliada por pares e comprometida com a manutenção dos mais altos padrões de ética editorial. Todas as partes envolvidas no ato de publicação (autores, revisores e editores) devem estar de acordo com os padrões de comportamento ético. A seguinte Declaração de ética e más práticas na publicação se baseia no Código de conduta e nas Diretrizes de melhores práticas para editores de revistas das Publicações do Comité de Ética – COPE (consulte http://publicationethics.org).
Responsabilidades dos editores e do conselho editorial da RDAHAYL
O conselho editorial da RDAHAYL e os editores convidados são responsáveis por decidir sobre a idoneidade dos conteúdos face à sua publicação na revista. Esta política se encontra argumentada no apartado: “Guidelines for Authors” (disponível em: https://rdahayl.org/index.php/rdahayl/about/submissions), onde também são tidos em consideração os requisitos legais relacionados com a difamação, a infração dos direitos do autor e do plágio/autoplágio.
O Comité Editorial disponibilizará apoio e orientação aos editores convidados, autores e revisores acerca das suas funções, assim como um seguimento nos processos editoriais. Os editores da RDAHAYL emitirão correções, aclarações, retratações e desculpas caso seja necessário.
A avaliação dos manuscritos será feita exclusivamente com base no mérito académico e intelectual, sem se considerar a idade, o género, a orientação sexual, a incapacidade, a origem étnica, as crenças religiosas, a cidadania, a orientação política ou a classe social do autor ou autores. Neste sentido, o Comité Editorial é responsável de assegurar uma adequada seleção de revisores e uma verificação justa e imparcial (duplo cego) de cada manuscrito, mantendo a confidencialidade de toda a informação relacionada durante o processo editorial, incluindo a proteção de autores e revisores. Finalmente, o Comité Editorial se assegurará de que os materiais inéditos e a informação divulgada através de um manuscrito enviado não seja utilizado na própria investigação de um editor sem o consentimento expresso e por escrito do autor.
Nos casos em que se suspeite má(s) conduta(s), o conselho editorial e os editores convidados devem seguir os diagramas de fluxo da COPE (disponíveis em: http://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20flowcharts.pdf).
Responsabilidades dos editores convidados
Os editores convidados são responsáveis por definir a subdisciplina sobre a qual tratará o dossiê, assim como fornecer também pautas claras aos autores e garantir, em colaboração com o Comité Editorial, que sejam selecionados os revisores adequados para todos os conteúdos planificados. Outras responsabilidades incluem estabelecer um cronograma realista para a apresentação de rascunhos dos conteúdos (artigos, relatórios, notas, etc.); fornecer uma lista com profissionais adequados para o processo de revisão por pares; revisar os rascunhos finais junto do Comité Editorial e assegurar que sejam cumpridos os prazos acordados, além de realizar o Edital do dossiê.
Responsabilidades dos autores
Os autores devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, assim como uma discussão objetiva da sua importância. Os dados subjacentes devem estar representados com precisão no manuscrito. As declarações fraudulentas ou deliberadamente imprecisas, assim como o plágio/autoplágio, em todas as suas formas, constituem um comportamento de publicação anético e inaceitável. É particularmente importante o reconhecimento e a citação adequada de qualquer trabalho ou palavras de outros autores, colaboradores ou fontes utilizadas no(s) manuscrito(s) enviado(s).
Os autores que enviem seus manuscritos à RDAHAYL para a sua publicação confirmam que os trabalhos enviados representam as suas próprias produções e não têm sido copiados, plagiados ou autoplagiados, total ou parcialmente, de outros trabalhos sem citar claramente a fonte.
Os autores não devem enviar o mesmo manuscrito simultaneamente a mais do que uma revista, assim como também não podem enviar o mesmo manuscrito a outra revista uma vez que tenha sido aceita para a sua publicação na RDAHAYL. A transgressão de qualquer destes pontos levará o Comité Editorial a reservar o direito de despublicar o artigo e solicitar que o autor o elimine das suas redes sociais acadêmicas.
Por outro lado, perante casos de coautoria, o primeiro autor deve assegurar que todos os coautores estejam apropriadamente incluídos na lista de autores do manuscrito e de que haja um total consenso quer relativamente à aprovação da versão final do manuscrito, quer do seu envio para publicação. No caso de um autor descobrir um erro significativo ou inexatidões no seu próprio trabalho, é obrigação do primeiro autor notificar imediatamente aos editores da revista e cooperar com eles na correção do manuscrito. Por último, os autores devem informar sobre conflitos de interesses ou de outro tipo que possam influir nos resultados ou na interpretação do seu manuscrito.
Responsabilidades do revisor
A revisão por pares auxilia o editor convidado e ao conselho editorial da RDAHAYL na tomada de decisões editoriais adequadas, colaborando com os autores para melhorar o manuscrito.
Em caso de conflito de interesses, pouca disponibilidade de tempo ou falta de experiência no tema a ser avaliado, o revisor deverá notificar imediatamente ao Comité Editorial o motivo pelo qual não poderá realizar a revisão, proporcionando idealmente uma listagem com revisores alternativos. Todos os manuscritos recebidos para revisão devem se tratar como documentos confidenciais, e toda a informação privilegiada ou as ideias obtidas através da revisão por pares deve se manter de maneira privada impossibilitando a sua utilização para benefício pessoal. No caso de que os revisores detectem uma infração dos direitos do autor, plágio e/ou autoplágio por parte do autor, deverão informar ao editor responsável da RDAHAYL.
Finalmente, os revisores devem avaliar os manuscritos em função do conteúdo científico independentemente da idade, género, etnia, orientação sexual, incapacidade, crenças religiosas, cidadania, orientação política ou classe social dos autores. Neste sentido, as revisões esperadas devem se realizar de maneira objetiva e os comentários devem se formular de forma clara e argumentada para proporcionar um guia aos autores e melhorar o manuscrito apresentado.